sábado, 28 de julho de 2012

Viagem Lubango - Namibe

Sim, ando a passear por este país, mas em trabalho! Fui ver uma pequena obra no Namibe de apenas 13.000.000 de m3 de escavação… coisa pouca… mas não é sobre trabalho que vos quero falar, é mesmo sobre os locais onde passei.
Finalmente conheci a terra por onde andaram os meus queridos Avós, à 80 anos!
É a terra que viu os meus avós crescerem, aprenderem e ajudarem este povo, é a terra onde a minha tia nasceu e é também a terra que marcou, e muito a minha família!
 A cidade é enorme, organizada como todas as cidades do tempo colonial e na zona central até se pode dizer que é bonita. Tem obviamente a confusão típica das grandes cidades, com alguma sujidade, mas menos do que o normal, e até tem passeios em cubos de granito de 3 cores diferentes!
É uma cidade cuja localização geográfica é fora do normal, pois situa-se num vale, tendo três montanhas a ladear a cidade. Por isso, sempre que estamos na cidade, vemos quase sempre a montanha a querer engolir-nos!
Existem diversos locais importantes e de paisagens espetaculares, mas posso dizer que visitei uma das maiores atrações de Angola. A Fenda da Tundavala.
O caminho até lá é uma estrada nova, em calçada de cubos de granito e que passa pelos amontoados rochosos da zona. São paisagens lunares, inóspitas e desprovidas de qualquer calor humano! Aqui é a Mãe Natureza que impera a sua vontade e grandiosidade!
Existem locais onde a erosão provocada pelo vento intenso, transformou as rochas (vermelhas) em pedaços de pedra polidos e reluzentes que com a luz do sol parece um mar…
Fenda da Tundavala. É uma fenda, ou melhor, um abismo de 1.200m que corta a serra da Leba em duas. Neste momento é o cacimbo que impera em Angola, e existe sempre uma neblina que corta a magnífica paisagem, nem imagino o local no Verão e num dia de céu limpo… É um local mágico…

Fenda da Tundavala


é pena que as imagens não captem a realidade...

Caminho até à Tundavala




Um pequeno nascer do Sol a caminho do Lubango!







6 comentários:

  1. Não só temos escritor como temos um verdadeiro explorador ;) bjts

    ResponderEliminar
  2. Pedrito, tu tiveste que ir por aquela estrada todas aos "S" da serra da Leba?
    Bem, eu acho que não aguentava!!!!

    ResponderEliminar
  3. Estive na tunda vala com o teu avo Marcelino em setembro 1959.

    um beijo do papa

    ResponderEliminar